sábado, março 01, 2008

Formatos das Células

As células têm formas diversificadas. Podem ser: cilíndricas, estreladas, fusiformes, discóides, esféricas ou alongadas; As formas das células geralmente variam conforme a função que ela exerce.

Célula Vegetal

A célula vegetal é semelhante a célula animal mas contém algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Está dividida em: Componentes protoplasmáticos que são um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o núcelo, retículo eendoplasmático, citoplasma, ribossomos, complexo de golgi, mitocôndrias, lisossomos e plastos e Componentes não protoplasmáticos são os resíduos do metabolismo celular ou subestâncias de armazenamento. Inclui vacúolos, parede celular e substâncias ergástricas.

Célula Animal

Célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos. Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais. Orgânulos: Nucléolo Armazena carga genética, Núcleo celular, Cromossomos do DNA, Ribossomos Produz Proteína, Vesículas Ergastoplasma ou Retículo endoplasmático rugoso (RER) Transporte de proteínas ( há ribossomos grudados nele ), Complexo de Golgi armazena e libera as proteínas, Microtúbulos Retículo, Endoplasmático Liso Transporte de proteínas , Mitocôndrias Respiração, Vacúolo Há nele água e pigmentos que dão cor ao vegetal, Citoplasma, Lisossomos Digestão, Centríolos Divisão celular.

Divisão Celular

Divisão celular é o processo através do qual uma célula (chamada célula-mãe) se divide em duas células-filhas. Nos organismos multicelulares, este processo pode levar ao crescimento do indivíduo (por crescimento dos tecidos), ou apenas à substituição de células senescentes por células novas. Nos organismos unicelulares, como as bactérias e muitos protistas, este é o processo de reprodução assexuada ou vegetativa. As células procarióticas dividem-se por fissão binária, enquanto que as Eucarióticas seguem um processo de divisão do núcleo, chamada mitose, seguida pela divisão da membrana e do citoplasma chamado citocinese. As células diplóides podem ainda sofrer meiose para produzir células haplóides - os gâmetas ou esporos durante o processo de reprodução. Neste caso, normalmente uma célula dá origem a quatro células-filhas embora, por vezes, nem todas sejam viáveis. Tipos de Divisão Celular: - Mitose A mitose garante que as células filhas terão a mesma quantidade de cromossomas replicadas em dois possuindo um número diplóide(2n)que são células somáticas, e a meiose que dividem-se a quantidade de cromossomos pelas células filhas que possuem um número haplóide de cromossomas(n). Utilizam ambas a citocinese que é a separação parcial em dois o citoplasma da célula-mãe e que está sempre acompanhada com a divisão celular. Na célula animal esta divisão origina duas células filhas separadas ou individualizadas entre si. - Meiose A meiose é o processo que se verifica tanto nos órgãos sexuais masculinos quanto femininos. Através da meiose os gametas ficam com o número de cromossomos reduzidos à metade, ao estado denominado haplóide. Quando o gameta de origem materna se une ao gameta de origem paterna o número de cromossomos característico da espécie é restabelecido.

Principais Componentes Orgânicos

a) Água - 85% b) Proteínas - 10% c) ADN - 0,4% d) ARN- 0,7% e) Lípidos - 2% f) Outros compostos orgânicos - 0,4 % g) Outros compostos inorgânicos - 1,5%

Estrutura

De acordo com a organização estrutural, as células são divididas em: a) Células Procariontes: As células procariontes ou procarióticas, também chamadas de protocélulas, são muito diferentes das eucariontes। A sua principal característica é a ausência de carioteca individualizando o núcleo celular, pela ausência de alguns organelos e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de não possuírem compartimentos membranosos originados por evaginação ou invaginação। Também possuem ADN na forma de um anel não-associado a proteínas (como acontece nas células eucarióticas, nas quais o ADN se dispõe em filamentos espiralados e associados à histonas). Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídeos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o ADN fique disperso no citoplasma. b) Células Eucariontes: As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vários tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células. É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes. Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse. Acredita-se que a membrana da célula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginações da sua superfície, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial até o ponto de formarem a intrincada malha do retículo endoplasmático. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacúolos, lisossomos e outras. Quanto aos cloroplastos (e outros plastídeos) e mitocôndrias, atualmente há uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existência destes orgânulos é a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma célula maior possuía dentro de sí uma célula menor mas com melhores características, fornecendo um refúgio à menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar proteínas com interesse para a outra.